sábado, 10 de janeiro de 2015

XADREZ COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR NA ESCOLA


Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes na vida de uma criança. O projeto Xadrez na Escola é responsável por estimular a autoestima, a competição saudável e proporcionar prazer em seu estudo e prática.

 Objetivos, 10 motivos para se jogar xadrez:
1. Estimular o raciocínio lógico
2. Ativar a concentração
3. Desenvolver a tomada de decisões
4. Aguçar a memória 
5. Trabalhar a paciência 
6. Desenvolver a capacidade de planejamento 
7. Aumentar a autoconfiança 
8. Proporcionar o respeito ao adversário 
9. Desenvolver responsabilidade 
10. Instigar a imaginação e a versatilidade 

Metodologia: Utilizando material didático, tais como slides e livro, apresentar o tabuleiro de xadrez e as peças, através de histórias. Demonstrar o movimento de cada peça e seu respectivo desenvolvimento, de forma a despertar o gosto e o interesse das crianças pelo jogo. Propor no fim de cada aula jogos entre eles, para que possam aplicar os conhecimentos adquiridos naquele momento. No futuro, propor um torneio dentro do próprio colégio, de modo a incentiva-los a prática do esporte.

Duração: Um ano letivo, com aulas semanais.

Avaliação: É importante uma avaliação individual de cada aluno, através de observações do professor na sua aprendizagem do conhecimento passado, que refletirá por consequência no seu modo de jogar com outros colegas. Ao observar alguma deficiência, o professor deverá corrigir e ajudar o aluno, para que esta lacuna na aprendizagem seja consertada.

Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano, ou seja, a partir dos 6 anos de idade.

Material didático: 15 jogos de peças, 15 tabuleiros e livro didático.

Livro sugerido: Meu Primeiro Livro de Xadrez - Editora Ciranda Cultural

Considerações finais: A partir das informações e metodologia apresentada, é possível observar que o ensino do xadrez poderá trazer benefícios tanto para as crianças, quanto também para a escola, pois a prática deste esporte levará a um desenvolvimento proveitoso e a uma sociabilidade integrada em todo o colégio.


Vhêndala Eloisa Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário